O mundo W e a sociedade Z, aonde acabam?



Por Rafael Almeida
Dizem que opinião é que nem c*, cada um tem o seu. Eu concordo com essa teoria, até porquê trabalho como formador de opinião, todavia, garanto pra vocês que a opinião muda, conforme a “evolução” da geração, dentro de uma complexa  organização civil. Coloquei a palavra  evolução entre aspas, porque acho, e essa é a minha opinião, que não estamos, de fato, evoluindo. Quando a gente pensa na palavra “evoluir”, entendemos que é algo bom, vem em nossas cabeças algo referente ao futuro, ou algum relacionamento com a nossa espécie, como aquele velho desenho que vemos nos livros didáticos no ensino fundamental que mostra a origem do homem, que vai do Australapithecus (ligeiramente confundido com o macaco) ao Homo Sapiens (estreitamente parecido com o Lula de 92, rs.). Pois bem, não é exatamente assim, até porque o câncer também evolui, e pra pior. Tendo como base essa minha teoria, irei focar na “evolução”, da sociedade brasileira, na geração da internet. Existem milhões de artigos falando sobre isso, com estudos sociológicos, trabalhos acadêmicos, enfim, uma infinidade de teorias lógicas e complexas sobre isto. Irei apenas dar a minha opinião sobre o que está acontecendo com essa geração.
Eu nasci na transição da década de 80 para 90, quando ainda os computadores e a internet, ainda estavam sendo elaborados para o consumo dos cidadãos. Em meados de 96 a internet virou uma febre, a qual todos queriam explorar. A febre pegou, depois vieram os vírus e o contagio passava de uma pequena parcela da sociedade para milhões de usuários infectados pelo World Wide Web, (Isso tudo foi uma metáfora ta? Rs). Tudo bem, eu não estou falando que a internet veio pra destruir a raça humana, e que ela trouxe muitos benefícios para a civilização mundial, ajudou a democratização em muitos países e hoje é fundamental para se trabalhar.
ENTRETANTO, a mal utilização, a falta de fiscalização e liberdade infinita espontânea da net, fez com que os jovens, perdessem habilidades de raciocinio, de convivência familiar e social, de cultura e sofreram uma mutação psicológica. Isto é, banalizam qualquer assunto que seja serio, não se importam de escrever corretamente, esnobam os hábitos comuns, como, sair do quarto pra dar boa noite aos pais ou visitar os avós nos finais de semana.  Hoje, a geração Z, só pensa em si e o único compartilhamento de alguma coisa, e de fotos pelo celular, ou de vídeos pelo facebook, e o pior que isso tudo não é, essencialmente, total culpa deles.
Os professores não são aconselhados em instruir os alunos a o que devem acessar na internet.
A WWW veio com o conceito de mundo livre e que o usuário tem acesso a uma infinidade de coisas e que não são controlados, achamos que porque não temos o controle total de nossas vidas, mesmo fazendo tudo que gostamos, acharíamos na net Jardim do Eden. Porém o que muita gente não sabe é, que tudo que você escreve está sendo monitorado.  A evolução traz muitas recompensas, mas, com a falta de conhecimento não há controle, a ausência do controle, traz desordem e a desordem acarreta em caos.
Teoria do Caos
A ideia é que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. “O bater de asas de uma borboleta em Tóquiopode provocar um furacão em Nova Iorque.”

Nenhum comentário: